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UM BREVE HISTÓRICO

A cultura nacional de informática na educação teve inicio na década de 80, a partir de dois seminários internacionais sobre o uso do computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem.

Em 1984, o Ministério da educação-MEC em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa-CNPq, Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP e Secretaria Especial de Informática da Presidência da República-SEI/PR, implanta o Projeto Piloto EDUCOM. Esse projeto foi o marco principal do processo de geração de base científica e formulação de política nacional de informática educativa, com a criação e o desenvolvimento de uma cultura nacional de uso de computadores na educação, especialmente voltada para a realidade da escola pública brasileira.

Para dar início ao processo de universalização do uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas, o MEC lançou em 1997 o Programa Nacional de Informática na Educação-PROINFO que no mesmo ano implantou em parceria com as Secretarias Estaduais-SEE e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME, os Núcleos de Tecnologias Educacionais- NTEs.

Para compor a equipe dos NTEs, foram selecionados através de avaliação específica sobre a afinidade e disponibilidade no uso das tecnologias, professores graduados nas mais diferentes áreas do conhecimento, os quais foram capacitados a nível de pós graduação “latus sensu” em Informática educativa.

No Estado do Pará, foi realizado convênio com a Universidade da Amazônia- UNAMA a fim de oferecer Especialização em Informática Educativa para 38 professores da rede pública de ensino. A fim de atender os 143 municípios do Estado do Pará na época, a Secretaria Estadual de Educação através da política de regionalização do Estado, implanta os NTEs em 09 municípios que são: Altamira, Benevides, Belém, Bragança, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí.

Em Tucuruí, foram selecionados seis professores entre eles: Cláudio Fernandes (graduado em Matemática e Ciências), Geraldo Silva (graduado em Pedagogia), Geovana Oliveira (graduada em Pedagogia), João Kleber Goés (graduado em Artes), Marcos Gabriel (graduado em Biologia) e Mário Siqueira (graduado em Matemática).

O curso de Especialização foi realizado na modalidade presencial na capital do estado do Pará no período de outubro de 1998 a abril de 1999 com recurso do MEC/SEDUC/SEMED.

Para iniciar as atividades, os professores lotados nos NTEs de Altamira, Benevides, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí enfrentaram o primeiro desafio que se refere à falta de estrutura física e equipamentos. Com a ausência de um espaço próprio, os professores foram lotados nas Unidades Regionais de Educação e lá desempenhavam as atividades administrativas específicas do local.

Entre os anos de 2000 e 2007, o NTE-Tucuruí esteve localizado em diferentes endereços em virtude das constantes mudanças da 16ª URE (rua 07 de setembro, s/n – COHAB, rua Veridiano Cardoso, s/n – CENTRO), que impossibilitava o desenvolvimento das atividades para quais fomos capacitados.

Assim, para solucionar a dificuldade de estrutura física entre os anos de 1999 a 2000, deu-se início à construção de uma sede para o NTE, com recurso da SEDUC-PA repassado à Prefeitura Municipal. No entanto, por motivo desconhecido, as verbas não foram suficientes para tirar o projeto do esqueleto inicial, sendo posteriormente esquecido e demolido para construção do que hoje chamamos de Centro de Inclusão Digital-CID no bairro da Vila Pioneira.

Hoje o Núcleo de Tecnologia Educacional, denominado “NTE-Tucuruí”, está situado em prédio locado exclusivo para o desempenho das atividades pedagógicas de atendimento e assessoramento em mídias digitais das escolas públicas e professores das diferentes modalidades de ensino dos municípios jurisdicionados pela 16ª URE. O prédio está situado na Avenida Lauro Sodré, 702A, Bairro Centro de Tucuruí, sudeste do estado do Pará.

Dos seis professores inicialmente citados, restaram apenas os professores Cláudio Fernandes e Mário Siqueira remanescentes do grupo inicial. Juntaram-se ao grupo após realizarem Pós-Graduação em Tecnologia em Educação como pré-requisito para lotação em NTE, as professoras Dilma Correa e Marilene Vieira.

Superar desafios tem sido uma característica do NTE-Tucuruí que apesar das adversidades que vão desde a escassez de recursos financeiros até a necessidade de materiais, assumem o compromisso de construir proposta pedagógica adequada à realidade local e promover cursos e atividades voltados para inclusão das novas tecnologias no ambiente escolar.

Os NTEs fazem parte de ações e programas, tais como: Domínio Público-Biblioteca virtual, DVD escola, plataforma e-proinfo, e-TecBrasil, programa banda larga nas escolas, Proinfantil, PROINFO, Proinfo Integrado, TV escola, Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB, Banco Internacional de objetos educacionais-RIVED, Portal do Professor, Programa um computador por aluno-UCA e Projetor Proinfo.

Os cursos vão além das formações propriamente ditas, buscamos conduzir os educadores a participarem de uma contínua discussão, que trata do avanço e a necessidades de inserção dos recursos tecnológicos em sala de aula em diferentes graus, desde o uso de ferramentas tecnológicas como computador, internet, e mais amplamente, as tecnologias da informação e comunicação, até – principalmente – o uso de metodologias educacionais.

A Equipe do NTE-Tucuruí acredita que as tecnologias podem levar à aprendizagem e, por conseguinte, à melhoria dos resultados escolares. Por isso, oferecem apoio permanente através de um sistema de formação continuada de professores no uso das novas tecnologias, visando o máximo de qualidade e eficiência.

 

Concitha

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